Líderes precisam se preparar para atuar como embaixadores de suas marcas

Líderes precisam se preparar para atuar como embaixadores de suas marcas

A Comunicação é capaz de contribuir de maneira efetiva para os negócios e para o crescimento das empresas. Essa contribuição é maior e mais eficaz na medida em que os responsáveis pela área participam das decisões tomadas pela alta direção, podendo influenciar e antecipar impactos positivos e negativos de determinada medida junto aos diferentes públicos.

Alguns líderes, no entanto, têm ido além dessa premissa: eles mesmos abraçam a Comunicação e se posicionam como os responsáveis por encabeçar esse processo e levar a visão, os valores, as iniciativas, metas e resultados da empresa ao conhecimento da sociedade.

São vários os exemplos dos chamados embaixadores da marca. A capacidade do líder se comunicar eficazmente molda a percepção externa da empresa e da marca, fortalece a cultura interna e engaja os públicos em diferentes níveis.

O sucesso dessa estratégia demanda aprendizado e aprimoramento de habilidades. É necessário construir uma narrativa coerente, convincente e alinhada com a identidade da marca, para que a mensagem ressoe entre colaboradores, clientes e parceiros de maneira correta. E isso não se faz com personalismo, por mais carismático que o porta-voz seja.

Executivos podem se beneficiar de treinamentos especializados. Falamos disso de forma mais detalhada em um artigo anterior aqui no blog. Esses programas ajudam a melhorar a oratória, a capacidade de contar histórias e oferecem técnicas de comunicação não-verbal, como linguagem corporal e contato visual, que são essenciais para transmitir mensagens de maneira eficaz.

Para alcançar um público amplo e diversificado, os executivos podem estar presentes em várias plataformas. Isso inclui mídias sociais, blogs corporativos, entrevistas em mídia tradicional, videocasts e participações em eventos do setor, por exemplo. Cada uma dessas opções oferece uma forma única de engajamento e permite que a mensagem da marca seja adaptada ao contexto e ao público.

Mas, como também já dissemos aqui, vale analisar o meio que melhor se encaixa na estratégia de comunicação estabelecida.  É importante também focar no valor do conteúdo da mensagem e na autenticidade. A transparência humaniza a marca e cria uma conexão emocional com as pessoas, mas isso não significa improviso. Dependendo do público, abertura ao diálogo e ao feedback também contribui para um bom resultado.

A Comunicação direta feita pelos embaixadores também ajuda a promover um ambiente onde a inovação é encorajada e valorizada. Por isso, vale a pena pensar em quanto o líder pode desenvolver e aprimorar habilidades para se engajar ativamente na comunicação, para influenciar positivamente os públicos internos e externos.

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