Ação com influenciadores requer estratégia e alinhamento com os valores da marca

Ação com influenciadores requer estratégia e alinhamento com os valores da marca

Como tudo o que é feito em comunicação, ações com influenciadores não têm uma receita infalível nem estão isentas de imprevistos ou necessidade de eventual reavaliação. O mesmo vale quando a marca decide contratar um profissional famoso ou uma celebridade para conversar com seus seguidores e consumidores através da sua voz e imagem.

Mas é importante dar atenção a alguns pontos, para evitar ou minimizar problemas e para que o resultado final seja positivo. Afinal, o que está em jogo é a qualidade da mensagem transmitida e a reputação e a imagem da empresa.

Em primeiro lugar, vale analisar criteriosamente se essa é uma opção que faz sentido para o momento da marca e para a estratégia de comunicação como um todo – e qual é o objetivo a ser alcançado. A partir daí, é preciso identificar o influenciador que esteja alinhado a essa meta: estilo de comunicação, público-alvo e nível de influência nas redes sociais e meios de comunicação tradicionais.

Conexões genuínas passam também por abordagens personalizadas. Cada contato requer uma mensagem de acordo com seus interesses e preferências. O envio de informações exclusivas, convites para eventos especiais ou mesmo um conteúdo relevante e personalizado, que faça sentido para o público do influenciador, contribuem para um engajamento orgânico.

Construir relacionamentos sólidos e duradouros também demanda um processo de manutenção. Isso envolve o acompanhamento regular das atividades do influenciador, o compartilhamento contínuo de informações pertinentes e o oferecimento de recursos adicionais sempre que possível. Além disso, é importante estar aberto a feedback e sugestões.

Medir e analisar os resultados, com indicadores claros, é a etapa final, para que o impacto da ação possa ser avaliado, conforme os objetivos traçados lá no início. Com base nisso, ajustes podem ser feitos e o aprendizado deve ser registrado, para otimizar futuras iniciativas.

Com regras básicas, é possível implementar estratégias eficazes com influenciadores, alcançar maior visibilidade e credibilidade para a marca, contribuindo para o sucesso de cada negócio.

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