Crescimento dos podcasts é oportunidade para falar diretamente com o seu público

Crescimento dos podcasts é oportunidade para falar diretamente com o seu público

O Brasil está entre os líderes mundiais no consumo de podcasts (DataReportal 2023), meio que se popularizou durante a pandemia, continuou crescendo mesmo com o fim do isolamento social e, nos dias de hoje, vem se consolidando como forma poderosa de comunicação.

A flexibilidade é um dos fatores que contribuem para esse desempenho. Poder ouvir um áudio interessante, de acordo com a conveniência de cada um, contribui para conectar o formato à rotina de cada usuário. Cada vez mais, personalização é a palavra quando pensamos na audiência. E entender os interesses e necessidades do público é fundamental para ser relevante.

Tudo indica que em 2024 o podcast continuará a crescer, especialmente com o acréscimo do vídeo (videocast), podendo ser compartilhado não só nas plataformas de streaming, mas também nas redes sociais, o que permite maior conexão com o público. Um estudo do Spotify Brasil, divulgado em novembro de 2023, confirma essa vontade dos ouvintes. Segundo o relatório, 73% desejam ter mais interação com os seus podcasters favoritos.

A pesquisa feita pela plataforma também trouxe as categorias com maior audiência: comédia (27,55%) é a mais ouvida, seguida por lazer, que inclui jogos e hobbies (16,21%), sociedade e cultura (12,01%), negócios (10,31%) e tecnologia (7,67%).

Para as marcas, esse é um formato que tem muito a ser explorado e que vai além dos espaços publicitários. O podcast permite criar narrativas interessantes para falar diretamente com o seu público e, por consequência, alcançar novos ouvintes. Mas, em meio a tantas opções, esse engajamento depende de relevância e autenticidade do conteúdo.

Uma grande empresa do segmento de produtos para bebês, por exemplo, criou uma minissérie em áudio em que apresenta 33 gestantes falando sobre os seus sentimentos – e não de fraldas, alimentação ou produtos.  Como esse, é possível encontrar muitos outros cases de sucesso que têm a preocupação de criar uma conexão com o público e não oferecer ou vender algo.

Entender muito bem o perfil do público-alvo é um fator primordial que não beneficia apenas os ouvintes. Conhecer quem é a audiência, permite ajustar o tom de voz, saber quanto tempo esse público está disposto a usar, qual formato prefere, além de entender qual estratégia de interação seguir, entre outros fatores.

Lembre-se: um podcast que atende às necessidades do seu público tem mais chance de construir uma base leal de ouvintes, em benefício da marca.

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