Como ter relevância no atual oceano de informação

Como ter relevância no atual oceano de informação

Se as empresas têm a obrigação de combater a chamada infodemia, como tratado no artigo anterior, algumas dicas podem ser valiosas para uma boa estratégia de comunicação e para que empresas e executivos se destaquem e tenham relevância no oceano de informações que enfrentamos todos os dias:

  • Verifique e forneça informações corretas: em um ambiente repleto de desinformação, a correção é fundamental. Verifique as informações antes de compartilhá-las e seja uma fonte confiável.
  • Seja transparente: informe quais são as suas fontes. Isso constrói confiança.
  • Seja seletivo com as fontes que compartilha (e ofereça bons porta-vozes sempre que necessário): você e sua empresa serão avaliados por isso.
  • Contextualize e analise: explique porque uma notícia é importante, como ela afeta as pessoas, o seu mercado e quais são as implicações. Ajude seu público a entender o significado por trás dos dados.
  • Priorize a qualidade: não é necessário compartilhar uma grande quantidade de conteúdo. Opte por qualidade, informações úteis e relevantes, mesmo que isso signifique menos postagens.
  • Promova informação e educação sobre o seu setor: a infodemia está em constante evolução. A educação contínua também precisa estar. Mantenha seus públicos (internos e externos) atualizados sobre tendências de desinformação. Crie canais e esteja disponível para trocar informação e esclarecimentos.
  • Comunique com empatia: reconheça a ansiedade e o estresse que o mar de informação pode causar nas pessoas. Mostre compreensão e ofereça apoio.
  • Promova colaboração: se necessário, indique outras fontes confiáveis e especialistas para fornecer informações mais abrangentes e bem fundamentadas. A colaboração pode adicionar valor e credibilidade às suas mensagens.
  • Mantenha o foco em sua área de especialização: ser autoridade em um nicho específico garante relevância e confiabilidade. Concentre-se em sua área de conhecimento e expertise.
  • Monitore e responda rapidamente: esteja atento às tendências e às notícias sobre a sua empresa. No caso de informações errôneas ou desinformação, responda de maneira rápida e eficaz.

Vale uma atenção especial para o uso responsável das mídias sociais, que têm papel fundamental para a comunicação direta entre empresas e seus públicos, com riscos e benefícios. Por isso, além de todas as dicas anteriores, é importante que a gestão dos canais e a criação desse conteúdo sejam feitos por equipe especializada.

Mesmo em seus perfis pessoais, executivos e colaboradores devem avaliar o quanto postagens e comentários podem interferir em suas atividades profissionais. O bom senso é fundamental e, em caso de dúvida, a equipe de comunicação pode ajudar.

Por fim, independente de nossa atividade profissional, todos podem agir também com responsabilidade diante da sociedade, evitando ou combatendo a disseminação de informações não verificadas e contribuindo para um ambiente mais informado:

  • Valorize a alfabetização midiática: ajude o seu público a desenvolver habilidades de pensamento crítico, a criar o hábito da checagem e a distinguir fontes confiáveis e não confiáveis. Isso também fortalece a reputação da sua empresa.
  • Promova resiliência mental: ajude as pessoas a desenvolverem resiliência mental para lidar com a sobrecarga de informações. Compartilhe dicas sobre como filtrar e gerenciar o fluxo de informações.

Um ambiente onde o fluxo de informação acontece de maneira ética contribui para o desenvolvimento e a saúde de todos.

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